27 de set de 2010

AINDA EM BEIJING - INDO ÀS COMPRAS 1

Muito se fala do comprar na China... principalmente em Beijing. O que nos faz até ter um cadinho de dó de 'chegar' na China por lá, e não 'partir' de lá.

E sim, este post tem mais de uma PARTE! Não tem como não ser assim! Mesmo sabendo que teremos somente um ou dois dias livres na cidade. Mas daí vc escolhe a dica que quer seguir!

Bom... Apesar de sempre associarmos a China com a produção em massa de produtos e quinquilharias  mil, algo bem legal de se buscar ao fazer compras nas capitais é exatamente a grande variedade de produtos singulares e tradicionais.

Segue aqui algumas dicas de points tradicionais, que garimpei... Divirtam-se!

Liulichan [que quer dizer 'fábrica de azulejos esmaltados'] percorre 800m, de uma rua que segue o sentido sul-norte, entre a Rua Liuxiang (oeste) e a Rua Yanshousi (leste). Tem este nome pois na dinastia Yuan e Ming o bairro cresceu e girava em torno de uma fábrica de azulejos esmaltados, produzidos especialmente para atender ao palácio imperial. Já na época da dinastia Qing era um lugar muito conhecido por vender antiguidades. Hoje é considerado o centro histórico e intelectual da cultura Chinesa em Beijing, incluindo lojas tradicionais que abastecem calígrafos e pintores locais com o que há de melhor em termos de tinta, pincéis, selos, tinteiros e papéis (consideradas as 'quatro jóias do intelectual'). Lá encontraremos:

Loja de Pintura Qingmige - aqui os produtos mais vendidos são as 'quatro jóias do intelectual'. Mas na Qingmige vc também encontra antiguidades, jóias, caixas e esculturas em jade e em madeira, bem como peças bordadas em seda. Fica na Rua Liulichan West, 52.

Livraria Wenkuitanf - na verdade é um sebo que comercializa livros usados desde 1881, mas que hoje também vende as 'quatro jóias do intelectual'. Fica na Rua Liulichan Xijie, 34.

Loja de Pintura Rongbao Zhai - a loja existe desde a dinastia Qing e além de fornecer as 'quatro jóias do intelectual' é famosa pelas impressões com bloco de madeira usando a técnica de aquarela. Rua Fica n Liulichan West, 19.

Loja de Selos Cuiwenge - foi fundada em 1930 e é especializada na fabricação de selos. A Cuiwenge é também famosa por pesquisar novos materiais para as 'quatro jóias do intelectual'. Uma de suas invenções é o "Ba Bao InkPad", feito de pó de prata, com pó de pérolas. As pinturas e caligrafias feitas neste inkpad tem suas cores mais saturadas e desbotam menos. Fica na Rua Liulichan West, 58-60.

Loja de Pincéis Li Fushou - fundada no final da dinastia Qing, é a loja da maior fábrica de pincéis de toda a China. Fica na Rua Liulichan West, 99.

A Luilichan tem acesso via metrô: basta pegar a Linha 2 e descer na estação Hepingmen.

Wangfujing é considerada hoje o coração comercial da cidade de Beijing. Seus 810m de extensão acomodam mais de 200 lojas. A nova configuração da rua permite que os pedestres passeiem com liberdade, uma vez que os carros não transitam por ali. Apesar de ter sido renovada, a rua Wangfujing mantém sua atmosfera cultural tradicional, misturando estilos de lojas modernas e tradicionais. O antigo poço, origem da lenda que deu nome a rua, foi restaurado e é point a ser visitado. Um loja de departamentos monstruosa encontra-se nesta rua, bem como outras lojas tradicionais

A Wangfujing fica no Distrito Dongcheng e tem acesso via metrô: basta pegar a Linha 1 e descer na estação Wangfujing. O horário de funcionamento das lojas é das 6h às 22h.

RUA DASHILAN
Existe um antigo ditado em Beijing que diz: 'Cabeça em Majuyan (lojas de chapéus), vestindo Badaxiang (loja de seda), pisando em Neiliansheng (loja de sapatos) e com Sidaheng no bolso (banco tradicional)'. Este ditado resume o quão tradicionais são as lojas que se encontram na rua Dashilan. E quando falamos tradicionais, estamos falando de lojas com mais de 5 séculos de tradição. É o lugar de compra preferido do nativos de Beijing. Em Dashilan encontraremos, por exemplo...
A Farmácia Tongrentang – se tem algo que os chineses levam mais a sério que o chá, é a sua saúde. A Farmácia Tongrentang foi responsável por fazer fórmulas medicinais para os imperadores! Logo, visitar esta farmácia centenária (foto) é algo que vc não pode deixar de fazer, mesmo que esteja em perfeita saúde!

A Loja de Tecidos Ruifuxiang - é a loja de tecidos (Seda, algodão e linho) mais tradicional de Beijing. Além de vender tecidos e roupas, tem serviço de alfaiataria sob medida a preços ditos ‘razoáveis’.

A Casa de Chá Zhangyiyuan – um cadinho a oeste temos a loja de chá mais famosa da cidade. Reza a lenda que aficionados por chá cruzavam a cidade de bicicleta apenas para comprar um pacotinho a iguaria. Se variedade e qualidade é o que vc procura quando o assunto é chá, este é 'O' lugar.

A Rua Dashilan está localizada ao sul da Praça da Paz Celestial [Tiananmen Square]. O acesso pode ser feito de metrô pela linha 2, descendo na estação Qianmen. As lojas ficam abertas o dia todo.

Aguarde o próximo post: INDO ÀS COMPRAS - MERCADOS
.
Fontes:
Time Out Beijing
Eye Witness Travel Guide - China [DK, 2010]

Fotos:
Beijing International - Official Website

.


4 comentários:

Sales disse...

Sora,
Os pincéis... haaa... os pínceis! Certa vez fiz um pequeno curso de Shodo (caminho da caligrafia) com Sanshio Negawa Sensei. O objetivo era somente a meditação... o material era chinês. Poucos kanjis foram feitos, mas muita meditação foi aproveitada. E agora... haaaaaaa os pincéis! Terei o prazer de comprá-lo na China!
Obrigado por mais essa dica, Sora!
E as outras dicas sobre o comércio, e principalmente o foco no tradicional e não no convencional são explêndidas! O blog fica cada vez mais rico!
Esses dias em Beijing vão ser apaixonadamente corridos! Ainda bem que a semana da meditação com o mestre Jan Silbestorff é uma das últimas... aí "dá tempo" de desacelerar. ;-)
Abraços.
Att.: Sales

Sora Soralina disse...

Nem me fale, Sales!
Nem me fale!

Eu tbm estoulouca pelo pincéis, e tbm pelos papéis... selos... e tecidos!

2 dias livres vão ser pouco... muito pouco!

Violeta disse...

Soralina de Deus,
Cada dia me convenço que vou precisar alugar um contêiner pra trazer minhas compras da China. Alguém quer ratear o valor?

Anônimo disse...

Everything is very open with a really clear clarification of the issues.
It was definitely informative. Your website is extremely helpful.

Many thanks for sharing!

my page :: del lomo Embuchado