16 de ago de 2010

AINDA EM BEIJING - PRAÇA DA PAZ CELESTIAL

Foto: Baixaki
A Praça da Paz Celestial (em pinyin, Tiān'ānmén Guǎngchǎng), também conhecida por Praça Tiananmen, é considerada a maior praça do mundo. Grande e imponente, ela se localiza exatamente no eixo central da cidade de Beijing, bem em frente à Cidade Proibida. Aliás, a Praça da Paz Celestial na verdade foi um de seus jardins, e acomodava alguns dos escritórios do palácio!

Naquela época, o então 'jardim', media algo e todo de 110 mil metros quadrados. Desde a queda do sistema feudal - e especialmente depois da instalação da Repúbica Popular - ela tem sido renovada e ampliada seguidamente. Hoje a praça tem 880m de comprimento e 500m de largura, totalizando uma área de 440 mil metros quadrados.

A praça, apesar de sua aparência um tanto quanto árida, é marco incontestável na história, não só de Beijing, mas da China. Foi palco de eventos históricos marcantes [a instauração da República Popular] e até mesmo trágicos [os protestos por democracia dos estudantes em 1989].

Mapa: Tour-Beijing.Com
Ainda assim há alguns points que não podem deixar de ser mencionados:


1. Monumento Tian’an Men - em Outubro de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou a fundação da Republica Popular deste enorme portão [da era da dinastia Ming]. Até hoje, seu retrato ainda se encontra pendurado lá. Para ter acesso à Cidade Proibida, passamos por ele.

2. Museu Nacional da China - Este enorme prédio datado de1959, localiza-se no lado leste da praça e acomoda o Museu de História Chinesa, juntamente com o Museu da Revolução. Aqui estão em exibição desde obras de arte raríssimas a impressionantes peças de propaganda socialista.

3. Mausoléu de Mao Zedong (Mao Tsé Tung) - Em um imponente prédio bem no centro da praça descansa o corpo embalsamado de Mao, que morreu em 1976. Embalado por uma vitrine de cristal, seu corpo é retirado de um ambiente refrigerado duas vezes ao dia, para ser exibido durante a visitação pública.

4. A Grande Casa do Povo - Uma estrutura monolítica domina o lado oeste da praça. A Grande Casa do Povo acomoda o poder legislativo Chinês. O grande auditório e as salas de banquete são abertas para visitação todos os dias, por um período - exceto quando o Congresso Popular está em sessão.

5. Monumento dos Heróis do Povo - Bem no centro da praça, um obelisco de granito foi erguido para homenagear os heróis da revolução.

6. Mastro da Bandeira - no lado norte da praça, perto do Portão Tianan'Men, fica o mastro da bandeira nacional. Duas vezes ao dia soldados do Exército da República Popular (PLA) hasteiam e descendem a bandeira nacional. É uma cerimônia digna de ser apreciada, mesmo que vc tenha que se programar para acordar mais cedo, pois toda a atividade é sincronizada - segundo a segundo - para que a bandeira suba e desça  exatamente com o nascer e pôr do sol.

Exatamente por ter sido palco de eventos marcantes e por receber um número grande de turistas constantemente, a ordem na praça é mantida seguindo orientações explícitas e rígidas. Para que vc não arrume confusão com a segurança, seguem algumas dicas:

  • Deixe os ambientes e museus como os encontrou;

  • Não jogue lixo no chão;

  • Qualquer atividade que perturbe a ordem pública é terminantemente proibida;

  • Não compre produtos de camelôs. O governo está numa campanha ferrenha contra eles;

  • Antes de entrar nos monumentos, dirija-se ao ponto de guarda de objetos pessoais [perto do Museu]. Lá você deve deixar suas câmeras, bolsas, garrafas d'água, etc. Fotos, comidas e bebidas dentro dos monumentos também são terminantemente proibidas;

  • Lembre-se de ser repeitoso... Não grite ou fale alto, não corra, não perturbe a ordem dentro dos monumentos;

  • Além das checagens de segurança localizadas às entradas da praça, outras podem acontecer de surpresa. Submeta-se e coopere com qualquer uma delas e siga as orientações dos oficiais à risca.
Eye Witness Travel - China [DK, 2010]
Imagens monumentos 1 & 6:

3 comentários:

Sales disse...

Olá, Sora.

Para mim está ótimo!
Do jeito que está não vamos precisar comprar guia algum. Vai bastar imprimir, esperar o cronograma que a IFTB vai nos passar e imprimir separado por dia. Não vamos precisar mais do que esses textos para vivenciar a experiência!

Abraços...

Sora Soralina disse...

Que bom que vc tá curtindo, Sales!!
Rsrs...
Que nada! Vamos precisar de muito mais dicas... e todas serão bem-vindas!
E além dos textos vamos precisar de estar lá!
Volte mais vezes!

Abs....

Meu nome é Nanix disse...

Sora, o blog esta de parabens! Nao vou viajar mas so de acompanhar o blog e uma grande viagem a esse pais incrivel! Sei que a China vem primeiro, mas depois dessa aventura que tal "2014 - Sao Francisco - with flowers in our hair"

Beijos,

Nani