1 de set de 2010

VOCÊ SABIA QUE...

...Um dos tipos de chá mais famosos da China é o White Monkey Green Tea [Chá Verde do Macaco Branco]. O chá tem este nome devido à lenda de que monges chineses queriam colher a erva que perfumava as montanhas, mas não tinham como pois a dita crescia apenas em torno do cume destas montanhas, áreas de acesso quase impossível. Daí eles tiveram a grande idéia de treinar os macacos brancos que vivam por lá para que eles colhessem as folhas e flores em troca de comida. Hoje em dia, a referência do nome vem também da penugem prateada da folhas, que remete à pelagem dos macacos chineses.

Foto daqui: Art & Tea

Abre parentesis (...
A maioria dos sites em que pesquisei informa que as montanhas de origem do White Monkey Green Tea são as montanhas Taimu, na provincia de Fujian. Outros poucos, porém, deram como origem as montanhas Fênix [não seria a do nosso filme "Balzac e a Costureirinha"?]. Se for e por uma inclinação mais romântica, eu fico com a segunda, mesmo sendo menos provável.
Fecha parentesis ...)


Foto daqui: Art & Tea
Sua cor lembra um champagne bem claro, com sabor muito suave, delicado e levemente adocicado, característica esta que fica mais presente à medida em que ele esfria, sugerindo que uma boa opção seria saboreá-lo gelado.

3 comentários:

Sales disse...

Olá, Sora...

Essa é um dos que valem anotar para tentar colher uma das plantas e fazer o chá por lá mesmo. Vamos perguntar para o Magno se conseguimos isso. Rende uma ótima sequencia de fotos:
- colhendo o chá;
- conversando com algum nativo sobre o modo de preparo;
- preparando;
- tomando o chá;
- exercendo o sorriso em agradecimento à dádiva do chá.
Que acha? Fica uma ótima sequencia para um grande quadro na cozinha ou cantinho do chá. Como são ímpares - o número de fotos - dá para ocupar o espaço restante com caracteres chineses com a receita. ;-)

Abraços...

Sora Soralina disse...

Pois é Sales...

Já pensou, que legal!

Uia!!!

Deise Lopes disse...

Hmmmm...Delicious! E a gente pode também brincar com os macaquinhos? Devem ser lindos!