15 de mar de 2011

CHENJIAGOU - BEBENDO NA FONTE

É chegada a hora de irmos "beber" o Taijiquan na fonte!

Finalmente deixaremos Beijing, agora em direção a Chenjiagou, a vila que há mais de 6 séculos foi berço do Taiji.

Portal de Chenjiagou - Foto :: Urs Krebs MySpace
A cidade de Chenjiagou nasceu no século XIV. Até hoje continua com jeitinho de 'vilarejo', e o progresso parece ter passado por ela, ao largo. Foi fundada por Chen Bo, que é considerado como o representante da primeira geração da Família Chen. Ele veio da província de Shanxi, tendo passado por Hongtong, cidade renomada pela qualidade das artes marciais praticadas por seus moradores.

Chegando à província de Henan com seu clã, acabou fundando a comunidade que, na época, recebeu o nome de Chen Bo Zhuang: "A Comunidade de Chen Bo". Dois anos depois, eles se mudaram para perto da área que hoje é realmente Chenjiagou, ou o "Fosso da Família Chen", onde a agricultura era mais promissora.

Esta área, durante a guerra civil, era assolada por bandidos. Mas Chen Bo deu fim a seu reinado e assim, tanto Chen Bo, como as habilidades marciais da Família Chen - cultivadas apenas no seio do clã -, foram ganhando fama pelo condado de Wen.

Foto ::  Hyde Park Taijiquan
De lá pra cá o Taiji começa a surgir e evolui na história, principalmente depois de Chen Wangting, de geração em geração por Chen Changxing, Chen Fake, passando pela 19ª geração, representada principalmente por Chen Xiaowang, e já na 20ª geração com Chen Yingjun.


No decorrer de todos estes anos, nasceram do Taiji da família Chen vários estilos derivados, como o estilo Yang [com Yang Luchan], o estilo Wu [com Wu Yuxiang e Wu Jianquan] e o estilo Sun [com Sun Lutang].

Chenjiagou não é o único berço das artes marciais Chinesas, mas é um dos mais representativos até os dias de hoje! E é lá, que receberemos os ensinamentos do estilo Chen de Taijiquan diretamente das mãos do Grão-Mestre Chen Xiaowang.

Chenjiagou Taiji School
Em Chenjiagou treinaremos na escola da família Chen. Localizada no coração da vila, a escola foi construída em 1982. Foi a primeira escola formal de Taiji da China. É também a mais renomada e reconhecida. A entidade é dirigida pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang e seu irmão, o Mestre Chen Xiaoxing, tendo como coordenador seu filho, Chen ZiQiang. 

Rua Principal de Chenajiagou - Foto :: Urs Krebs MySpace
E não é de se admirar que 95% da população de Chenjiagou viva e respire Taijiquan, com uma escola ao redor da qual orbita toda a comunidade. A maioria das crianças aprende Taiji em casa, e aquelas que não aprendem assim, irão com certeza aprender na escola, pois Chenjiagou é o único lugar do mundo em que o ensino da forma Lao Jia Yi Lu ["Forma Antiga" ou "Primeira Forma"] faz parte do currículo padrão do ensino fundamental.

Chenjiagou Taiji School - Dormitórios
Uma vez que ficaremos hospedados no alojamento da escola, será uma imersão mesmo! 24h de Taijiquan todos os dias! Dias estes que costumam começar cedo... e ir com atividades até por volta das 20h. Vai ser puxado, mas ainda assim não vejo a hora!

Quer emoção maior do que "beber" Taiji direto de uma fonte que jorra há mais de 500 anos?

"Chen: Living Taijiquan in the Classical Style"

By Jan Silbertorff
.

Um comentário:

Consul disse...

Sora,
Estou muiiiiiiiiiiiiiiiito feliz.
Participar deste evento era um dos meus sonhos.
Parabéns pelo blog que tem sido fundamental neste momento.
Bjs
Consul