2 de dez de 2010

DICA DA HORA - VACINAS - !!URGENTE!!

Sim... eu deveria [novamente!] estar finalizando o assunto COMPRAS, mas é que esta dica não é só útil... ela é também essencial e urgente! Até porque faltam apenas 107 dias para a nossa viagem e as providências com vacinas são indispensáveis e devem ser tomadas com antecedência mínima de 15 dias antes de embarcarmos. Portanto, o quanto antes você riscar isso de sua checklist, menores são as chances de você perder estes prazos.

Para viajar para a China você precisa de um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), emitido pela ANVISA. Nele deve constar a vacina contra Febre Amarela - com validade que cubra pelo menos o período de nossa viagem.

Caso vc já tenha tomado também a de Hepatite B, isto seria um plus. Agora só se vc já tiver tomado, porque esta vacina é aplicada em três doses, num intervalo de seis meses, o que para nossa viagem, já não dá mais tempo. E digo que seria um 'plus' porque não é obrigatória, mas é recomendável.

Como você deve proceder? Repara só...

1. Ir a qualquer Posto de Saúde da rede do SUS [lista aqui] e tomar a vacina contra a Febre Amarela. Não esqueça de levar seu cartão de vacinas [caso já tenha] ou pedir a emissão de um novo. Ele não pode estar rasurado e deve conter seu nome completo, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação. Você pode também recorrer a um serviço privado de vacinação, mas é preciso que o mesmo se encontre credenciado junto a  ANVISA [veja a lista aqui]

2. Vacina tomada, você deve acessar o site do SISPAFRA e fazer seu cadastro. Nele você deve registrar seus dados pessoais e o roteiro de sua viagem, informando TODOS os países por onde você vai passar [inclusive conexões].

3. Registro feito, você agora deve ir a um Centro de Orientação de Viajantes credenciado para emissão do CIVP, munido dos seguintes documentos:
- Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
- Atestado de Vacinação - caso tenha realizado a vacinação em serviço privado -, com os dados já mencionados acima;
- Documento de identidade oficial com foto [carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc];
- Certidão de Nascimento [apenas no caso de menores de idade. A vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses].

A emissão do CIVP pela autoridade sanitária está condicionada à assinatura do viajante no ato, sendo imprescindível sua presença.

Centro de Orientação de Viajantes em Brasília fica no aeroporto internacional [61-3364 9228/3365] e funciona de SEG SEX, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se você é de outro estado, localize um aqui.

Coleguinhas, a questão da vacinação é coisa seria! Sem falar que sem o CIVP você corre grande risco de voltar da alfandega mesmo! Portanto,  providencie logo o seu!
.

Nenhum comentário: