"Espero que da próxima vez,
em vez de lutarmos,
em vez de lutarmos,
possamos tomar chá juntos"
provérbio chinês
Foto tirada daqui: Reporter Net |
Falando em chá, não poderíamos deixar de investigar o assunto, uma vez que a cultura do chá na China, como tantas outras daquele país, é milenar e, digamos, institucional.
Ele é considerado uma bebida popular na China desde os tempos mais antigos. Estava no topo da lista das sete necessidades diárias de um chinês: o chá, a lenha, o arroz, o óleo, o sal, o molho de soja e o vinagre.
Reza uma lenda chinesa que há quase 5.000 anos atrás, o então 2º imperador da China, Shen Nong teria inventado a bebida nacional da China num ato de pura serendipity [descoberta advinda de um erro]. Ele estava acampado sob uma árvore e colocou para ferver um pouco de água para beber [hábito decretado por ele como saudável]. Qual não foi seu espanto ao sentir o delicioso aroma que desprendeu da ebulição depois que algumas folhas desta árvore caíram em sua panela. E assim nascia um hábito, hoje totalmente entranhado na cultura chinesa.
Lendas a parte, a relação dos chineses com o chá teve seu divisor de águas mais sério durante a dinastia Tang [entre 733 e 804], quando o monge Lu Yu escreveu a obra Cha Jing [O Livro do Chá].
Primeira casa de chá de Beijing Foto: Beinjing Oficial Website |
Comparado a um bom vinho, o chá chinês tem inúmeras variações de sabores. O chá verde é o chá mais comum, feito com folhas secas imediatamente após a colheita. O Chá de flores, na verdade é uma mistura de chá verde com pétalas de flores. O chá Oolong, é o mais valorizado de todos, sendo um tipo semi-fermentado, muito consumido pelos povos orientais e tradicionalmente preparado em bules de argila. O chá branco em flor, por ser um espetáculo à parte, é servido em um bule de vidro. Normalmente a bebida é servida pura, sem leite ou limão. E o costume de adoçá-lo é apenas dos monges do norte, enquanto que no Tibet costuma-se adicionar manteiga ao chá.
Eis algumas das casas e lojas de Chá mais tradicionais em Beijing:
Não só em Beijing, mas na China como um todo teremos várias oportunidades de experimentar um mergulho na cultura Chinesa ao nos entregarmos às experiências com o chá. Quer seja numa casa de chá tradicional, participando de uma cerimônia do chá; quer seja simplesmente sorvendo uma xícara no hotel depois de um cansativo dia de treino ou de bateção de pernas. De qualquer forma, neste momento, poderemos fechar nossos olhos e procurar imprimir para sempre em nossos sentidos todas a sensações desta experiência única: tomar um delicioso chá chinês... em seu país de origem!
Fontes:
Eyewitness Travel - China [DK, 2010]